Sábado, 22 de Setembro de 2018  Desportos   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Basquetebol/Proliga: dois apetecíveis derbies
2006/11/18

À oitava jornada da quarta edição do campeonato da Proliga promete, este sábado, às 16 horas, o Galitos recebe o Illiabum, enquanto que pelas 18 horas o Esgueira joga com o Sangalhos, noticia o Diário de Aveiro.

«Pelas 16 horas, o Galitos, que ainda não venceu no campeonato (sete jogos, sete derrotas), recebe o Illiabum. O favoritismo tem que ser atribuído à reforçada equipa de Ílhavo, que se tem revelado mais consistente. No entanto, tendo em conta a qualidade do plantel, os ilhavenses ocupam um lugar (11.º) bem distante do que seria esperado (é um facto que já jogou e perdeu com o Sampaense e Angra, os dois primeiros classificados). Já o Galitos, penúltimo classificado, precisa urgentemente de uma vitória e consegui-la neste jogo seria um excelente tónico para as seguintes partidas.

João Balseiro, Pedro Azevedo, Dinis Amorim e Mário Gonçalves são alguns dos jogadores que terão que se apresentar ao seu melhor nível para que a equipa galinácea consiga surpreender. No Illiabum, tendo em conta a qualidade do grupo, para além da dupla de norte-americanos, o destaque vai para Pedro Coelho, que vai voltar a jogar num pavilhão que muito bem conhece e onde já, por diversas vezes, foi o «herói», mas vestido com as cores do Galitos.

Espectáculo garantido Com o resultado do primeiro «derby» conhecido, inicia-se o segundo grande jogo da tarde, entre o Esgueira e o Sangalhos. Nesta partida, o favoritismo é mais repartido já que ambos os conjuntos têm os mesmos pontos (embora o Esgueira tenha um jogo a menos). Os «verde-e-brancos», que ainda não perderam a jogar perante os seus adeptos, vêm de uma fantástica e motivadora vitória nos Açores, isto mesmo sem contar com nenhum jogador estrangeiro. Com este triunfo o Esgueira aproximou-se do segundo lugar da competição. Daniel Félix é a grande referência da equipa, que conta ainda com Cláudio Sardo, Nuno Bizarro e Fernando Martins.

O Sangalhos, que se tem revelado algo irregular fora de «portas», vai tentar alterar essa tendência e a história recente dos confrontos com a equipa aveirense (na pré-época perdeu por duas vezes com a formação de Carlos Gouveia). Vincent Hamilton, Mário Jordan e André Carvalho são alguns jogadores que mais se têm evidenciado nos bairradinos. O jogo será especial para João Damas, que vai defrontar a equipa onde se formou e onde alinhou até à última época.

O equilíbrio e o espectáculo não devem faltar, numa partida que deve suscitar muito interesse junto dos adeptos de ambos os clubes e dos amantes da modalidade.

Nos restantes jogos da jornada, que se disputa na totalidade durante o dia de hoje, destaque para um outro «derby», este entre a Académica e o Sampaense, com os forasteiros a assumirem algum favoritismo. O Angra, apesar de jogar fora, no recinto do Atlético, deve regressar às vitórias, assim como o Física, que recebe o Almada. Mais equilibrados devem ser os encontros entre Vila Pouca de Aguiar e Vitória de Guimarães e, sobretudo, a UTAD com o Maia Basket.

Importante vitória nos Açores Da última jornada, há que destacar as derrotas, algo surpreendentes, do Illiabum com o Galitos FC, em casa (72-76), e do Galitos na Maia (72-81). O Sangalhos, apesar das dificuldades, venceu a Académica após prolongamento (106-99), enquanto que o Esgueira foi aos Açores «arrancar» um importante e difícil triunfo (89-86). Sem surpresa, o Vitória de Guimarães e o Sampaense venceram, respectivamente, UTAD e Vila Pouca Aguiar. O Almada, voltou a surpreender e venceu o Atlético.» (Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind