Sábado, 27 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
100 milhões de investimento em Aveiro
2006/10/13

A região de Aveiro vai receber dois projectos de investimento na área das energias renováveis que envolvem investimentos globais de cem milhões de euros, confirmou ao DN fonte da API.

«A API - Agência Portuguesa para o Investimento assina esta sexta-feira com a Vulcano, em Aveiro, um contrato de investimento para a criação de uma unidade de produção de painéis solares naquela região. A cerimónia será presidida pelo Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, que estará ainda presente na apresentação de um projecto para a produção de energia solar fotovoltaica, a desenvolver na zona industrial de Ovar.

Este último projecto já foi considerado PIN (Projecto de Interesse Nacional), mas o contrato de investimento não será assinado para já, adiantou a mesma fonte.

Quanto ao investimento da Vulacano, do grupo Bosch, consiste na modernização da fábrica já existente na zona industrial de Aveiro, criando uma nova linha de fabrico de painéis solares térmicos, com a utilização de processos produtivos tecnologicamente actualizados e de acordo com as disposições existentes para o ambiente e qualidade. Uma diversificação das actividades da empresa.

A capacidade de produção da nova unidade será de 150 mil painéis solares por ano, que se destinam maioritariamente à exportação.

Mas a estratégia da Vulcano abrange ainda a área da investigação e desenvolvimento. Nesse âmbito, a empresa irá criar um centro de competência de forma a assegurar o desenvolvimento da nova gama de colectores. A empresa já tem, inclusivamente, pessoas a ser formadas na Alemanha para integrarem este projecto. Mas esta é apenas a primeira fase de um projecto que deverá envolver 10 milhões de euros de investimento por ano, disse ao DN fonte do Ministério da Economia.

Quanto ao novo projecto de energia solar fotovoltaica, a desenvolver também na região de Aveiro, e que conta com a participação da Universidade daquela cidade, nem a API, nem o Ministério da Economia, avançaram com mais pormenores.

A aposta nas energias renováveis em Portugal começa a ser visível. Mas os projectos de energia solar só agora começam a surgir.»

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind