Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Feira apresenta projecto em Bruxelas
2006/10/04

Uma delegação da Câmara da Feira participa a 12 de Outubro, numa conferência em Bruxelas, que marca a conclusão do projecto europeu “Identificar – Analisar – Agir na Gestão da Mudança Internacional”.

A conferência realiza-se na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas, na sede da Comissão Europeia. O vereador do Pelouro do Desenvolvimento, Inovação, Modernização, Controle de Gestão e Turismo da Câmara de Santa Maria da Feira, Sá Correia, e uma técnica do gabinete de Relações Internacionais participam na apresentação de um «check-up electrónico luso-alemão, desenvolvido pelo referido projecto que, mediante os problemas detectados nas empresas, apresentará genericamente possíveis soluções a implementar».

É definido como uma ferramenta de apoio a pequenas, médias empresas e empresas recém-criadas, alemãs e portuguesas. Trata-se «de antecipar situações de crise no contexto da mudança internacional».

Desde 2004 que a Câmara da Feira estabeleceu uma relação de cooperação com a Federação dos Empresários Portugueses na Alemanha – FEPA / VPU, com o objectivo de «fomentar as relações económicas com este país, promover a cooperação entre empresários portugueses, alemães e luso-alemães e divulgar as potencialidades de Santa Maria da Feira».

Participam ainda no projecto o Conselho Empresarial da Madeira (CEM), a União dos Empresários das PME de Portugal (UEPME) e ainda o Centro de Informação e Comércio Polaco (PHIZ).

Segundo comunicado da autarquia é «considerado pela Comissão Europeia como o melhor projecto apresentado». «Identificar – Analisar – Agir na Gestão da Mudança Internacional” envolve a criação de um Check-Up Empresarial; desenvolvimento de uma Bolsa de Contactos Impacto e elaboração de um Guia do Investidor, intitulado “Módulos de Consultoria”.

Check-Up Empresarial
O Check-Up Empresarial é uma ferramenta electrónica, que inclui questões diversas sobre todos os aspectos funcionais de uma empresa e cuja resposta permite a realização de um diagnóstico genérico quanto ao funcionamento e competitividade de um empresa.
Este projecto foi divulgado junto de empresários de Santa Maria da Feira, que, mediante inscrição prévia, usufruíram gratuitamente desta ferramenta e do apoio de um serviço de consultoria especializado. Após uma análise criteriosa das respostas facultadas pelos empresários, este serviço propôs soluções a implementar para melhorar a competitividade e produtividade das empresas. Este primeiro contacto entre as PME’s e este instrumento de trabalho permitiu a sua adaptação à realidade empresarial e evidenciou o seu papel de ferramenta de trabalho prática e utilitária.

Bolsa de Contactos Impacto
A Bolsa de Contactos Impacto é outro dos resultados do projecto. Consiste no desenvolvimento de uma ferramenta para a internacionalização das empresas, estabelecimento de parcerias e divulgação de oportunidades de negócio. Qualquer empresário pode inscrever-se nesta base de dados (que conta com cerca de dois mil contactos) e expor a sua intenção de negócio, bem como consultar ofertas inseridas por outros empresários.

Guia do Investidor
Este guia do investidor, intitulado “Módulos de Consultoria”, apresenta os princípios básicos da constituição de empresas e financiamentos, bem como informações detalhadas sobre qualificação e requalificação de recursos humanos e meios disponíveis para a internacionalização das empresas.
Este manual será um aditamento ao diagnóstico facultado, automaticamente, pelo Check-Up e procurará abordar todos os sectores que constituem as PME’s, fornecendo links para páginas onde a informação poderá ser consultada com mais detalhe, como é o caso de bancos, institutos de formação, programas comunitários, associações empresariais, entre outros. Este documento estará disponível, brevemente, na Internet.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind