Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aveiro sétima capital mais competitiva
2006/10/01

Um estudo elaborado em co-autoria por Paulo Mourão, professor do Departamento de Economia da Universidade do Minho, e pelo economista Júlio Miguel Barbosa coloca Aveiro como a sétima capital de distrito mais competitiva do país, entre as 18 existentes, noticia o Diário de Aveiro.

«Melhor posicionadas aparecem Évora, Lisboa, Coimbra, Beja, Leiria e Castelo Branco.
Os autores aplicaram às capitais de distrito portuguesas o mesmo método que o Fórum Económico Mundial utiliza para elaborar anualmente o 'ranking' da competitividade mundial.
A cidade de Évora é a mais competitiva das 18 capitais de distrito portuguesas, à frente de Lisboa, enquanto o Porto ocupa o último lugar da lista. Já no caso do Porto, a cidade menos competitiva do país, o sub-índice laboral é claramente superior ao de Évora, com uma nota de 5,5 pontos.

No total, Aveiro aparece como a sétima cidade mais competitiva. O sub-índice mais favorável é o que se refere às questões laborais (quinto lugar), que mede indicadores como taxa de desemprego, dimensão laboral das empresas e número de empresários em nome individual.
No sub-índice relacionado com a demografia (densidade populacional, taxa de crescimento populacional, idade média dos residentes ou taxa de mortalidade infantil), Aveiro ocupa a sétima posição, ao passo que quanto ao conforto (pessoas e divisões por alojamento, alojamentos sem pelo menos uma infra-estrutura básica ou alojamentos familiares vagos), a cidade surge no nono lugar.

É nas questões empresariais (volume de negócios no comércio, capacidade de alojamento médias nos estabelecimentos hoteleiros ou licenças para construções novas) que Aveiro aparece pior colocado, no 12º posto.

(...)»
Notícia na íntegra no Diário de Aveiro

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind