Terça-feira, 7 de Maio de 2024  Home   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
A PSP ACONSELHA-TE
2011-3-7

A PSP ACONSELHA-TE

• Saber ler e escrever vai-te ajudar no teu dia-a-dia em inúmeras tarefas. Coloca o teu nome e a tua morada na tua pasta, nos teus livros, na tua carteira… se os perderes, a pessoa que os encontrar tem mais facilidade em tos entregar ou entregá-los à Polícia, que, posteriormente, os fará chegar a ti.

•Se achares algo de valor e não souberes a quem pertence, entrega o achado à Polícia; poderás, legalmente, vir a receber parte do seu valor.


UMA PEQUENA HISTÓRIA (pela Prof. Cristina Marques)

Já sei ler!

Era um dia especial. O João, a caminho de casa, pensava que aquele caminho lhe parecia monótono, semanas atrás... Desde que aprendera a ler, as lojas, os anúncios, os cartazes eram um desafio à sua curiosidade. Dava consigo a concluir: antes de saber ler, via isto ou aquilo de outra maneira.

Nem cabia em si de felicidade, por descobrir esse mundo que se abria à sua frente. Nunca tinha percebido bem o que era isso “de ter futuro”, mas agora sabia que não quereria voltar ao passado e que o que estava para vir, a sua vida, seria construída sobre essa aquisição: a leitura.

Tchiiiiiiiiiiiiii! Até vou conseguir saber os recados que a mãe deixa para o meu irmão e dos quais ele me exclui sempre. Agora é que vão ser elas! De certeza que não haverá mais desculpas do mano Tozé: “Não percebi a letra, o João não fez o que a mãe mandou!”

A maior parte das vezes, nem ele tinha sabido que havia alguma coisa para fazer! ….
Já se imaginava a ler todos os livros que havia em sua casa, mas sabia que havia etapas a ultrapassar e que nem todos deveriam ser “devorados” na sua idade. Tinha varrido algumas páginas de Os Lusíadas e tinha percebido que era preciso evoluir muito para perceber. Havia palavras que não entendia e, mesmo sabendo que o dicionário seria uma ajuda, já tinha concluído que para o consultar precisava de mais treino: saber o abecedário para localizar a palavra numa das suas páginas e, o pior de tudo, saber escolher o significado que se adaptaria à palavra desconhecida e ainda havia outras informações que não conseguia deslindar. Perguntaria à professora no dia seguinte e ficaria a saber que se referiam à classificação gramatical da palavra, à maneira de a pronunciar …

- Um dia, vou saber o dicionário de cor! – dissera o João à professora.
Um sorriso foi o abraço dela para aquele aluno que se deslumbrava com a descoberta das letras!

COM CUIDADO E ATENÇÃO AJUDAS NA TUA PROTECÇÃO!
Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind