Terça-feira, 7 de Maio de 2024  Home   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
A prevenção começa em si
2011-2-21

A prevenção começa em si

TRÂNSITO EM SEGURANÇA


AO CONDUZIR UM VEÍCULO:

• Respeite as passadeiras; permita aos peões atravessá-las na sua totalidade;
• Respeite a sinalização luminosa (semáforos), não se esquecendo de que a luz amarela é para parar, salvo se não puder parar em condições de segurança;
• Ao mudar de direcção, mesmo não existindo passadeira, deve dar prioridade aos peões;
• A circulação em veículos de duas rodas pelo meio de filas de trânsito paradas deve ser feita com todo o cuidado, pois, aproveitando o mesmo momento de paragem, um peão poderá estar também a atravessar;
• Antes de iniciar a marcha, certifique-se de que todos têm os cintos de segurança bem colocados;
• Durante a tomada e largada de crianças, acenda as luzes de emergência (piscas).

10 Regras para ciclomotoristas, motociclistas e utilizadores de veículos de duas rodas:

CONHEÇA OS PERIGOS: Evite ficar com o seu motociclo entre dois veículos, principalmente em estreitamentos de via, e evite a condução junto a veículos longos ou pesados, pois o ângulo de visão dos seus condutores é mais restrito e os rodados, por vezes, são “armas” de arremesso de pedras contra os restantes utentes da via.

IDENTIFIQUE AS ARMADILHAS DAS ESTRADAS: Evite as estradas com carris, comuns em algumas cidades portuguesas; o piso molhado, se a condução for feita em estradas de empedrado; buracos no pavimento; ou óleo e areia acumulados na estrada (principalmente junto de curvas); ao conduzir nas cidades, redobre a sua atenção!

CONDUZA SEMPRE EQUIPADO: Proteja-se, mesmo no Verão: use vestuário, calçado e acessórios que lhe garantam uma boa protecção física (capacete integral, fato e botas de motociclista...).

CONDUZA COM AS LUZES LIGADAS: Para além de ser obrigatório, os motociclos e os ciclomotores devem ser vistos pelos restantes utentes da via;

CONDUZA DE FORMA DEFENSIVA: Ao conduzir, principalmente no trânsito urbano, pense no que vai fazer e anteveja o que os outros condutores farão.

CONCENTRE-SE NAS MANOBRAS: O álcool, o cansaço, o nervosismo e a pressa contrariam a concentração; lembre-se de que poderá optar por utilizar transportes públicos.

ESTEJA ATENTO: Esqueça as publicidades, não se distraia com o telemóvel; olhe para possíveis peões nas passadeiras, mesmo quando o sinal estiver verde para si; não se distraia ao avistar um acidente. EVITE CONDUZIR À NOITE: Principalmente se a viagem for longa ou se a iluminação pública na zona for fraca.

EVITE OS ASSALTOS: Se conduz sozinho durante a madrugada, evite itinerários mal iluminados e desertos; é preferível um percurso alternativo mais seguro; quando estacionar um motociclo, faça-o em zonas visíveis, complementando com cadeados de alta segurança e um alarme;

SEJA POSITIVO E TENHA ESPÍRITO CÍVICO: Ao conduzir, não descure as regras de segurança e seja paciente; nas filas de trânsito, nas ultrapassagens, nas cedências de passagem, valorize as atitudes de cortesia dos condutores, agradecendo.

(continua)
Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind